Organização Diocesana - 2008
  Org. Pastoral e Administrativa
  Formação do Clero Diocesano
  Organização Pastoral Diocesana
  Colégio de Consultores
  Conselho de Presbíteros
  Conselho Econômico
  Conselho de Formadores
  PASTORAIS
 Paróquias
  ÁREA I
  ÁREA II
  ÁREA III
  MISSAS
 Nova Catedral
  Comissão Pró-Catedral
  Seja Operário desta Obra
  Maquete Nova Catedral
  Endereço da Secretaria
 Seminário
  Editorial
  Hino
  Patronos
  Coração da Diocese
  Formação
  Dimensões
  Colabore com as Vocações
  Fale Conosco
  Fotos
  Academia Literária São João Maria Vianney
  Informativo
  Vocação
  Seminaristas do Seminário Menor e Propedêutico
  Conselho de Formadores
  Vocação e Juventude
  Leccio Divina
 Reflexões
  Escola Superior de Teologia para Leigos
  Cristo Rei do Universo
  CULTIVAR A ESPIRITUALIADE
 Links Especiais
  C.N.B.B
  Email - Diocese

» Reflexões » Cristo Rei do Universo
 

04/12/2005 - Cristo Rei do Universo

Quem reina na tua Vida?

Tal pergunta revela-se decisiva não somente aos católicos, - que no próximo domingo celebrarão a Festa de Cristo Rei do Universo -, mas também àqueles que lutam por uma vida livre. Creio que o desejo de todos é encontrar um rei, um chefe e um líder que não escravize, mas que liberte plenamente. A Sagrada Escritura nos aponta alguns exemplos:

Abraão não era escravo e, muito menos o seu povo, mas poderia se tornar porque a sua terra não produzia mais como antes. Por isso, quando ouve a promessa divina de uma terra de fartura e de uma grande descendência, Abraão simplesmente parte, como lhe disse Deus (Gn 12,4).

Parece que não restava outra saída, senão abandonar tudo e partir. Quando a sua vida torna-se ameaçada, Abraão coloca-se no caminho de Deus, através da fé e da obediência, que são as condições exigidas para o início do reinado divino. Uma terra abundante e livre é possível para todos.

José foi vendido pelos irmãos como escravo, porque sentiam ódio e ciúmes dele. Quando reinam tais sentimentos, acabam fazendo coisas terríveis contra o próprio irmão. Mas Deus estava com José.

Comprado por Putifar, eunuco do Faraó, José começa a trabalhar de mordomo em sua casa. No local de trabalho, José é assediado pela esposa de Putifar. Diz a Bíblia, que ela lançou os olhos sobre José e disse: “dorme comigo!” (Gn 39, 7). Tratava-se de uma mulher escrava do prazer e de uma vida infeliz. Por causa da recusa de José, ela não podendo dominá-lo, resolve se vingar, armando uma cilada contra ele e, ele é mandado por Putifar a prisão (Gn 39, 20). 

Inocentemente jogado na prisão, José permanece fiel a Deus e, por Deus é recompensado, pois o torna vice-rei do Egito. José perdoa os seus irmãos e, ainda ajuda o seu povo que sofria por causa dos sete anos de seca. O reinado de Deus na vida de José o protege da morte, da revolta, da vingança, da infidelidade e da corrupção do poder.

Moisés, antes de encontrar Deus, tinha uma profissão, pois apascentava o rebanho de seu sogro Jetro (Ex 3,1), mas sem querer acabou sendo atraído ao Horeb (montanha de Deus). Tudo o que ser humano faz, deve também levá-lo a tal lugar.

Foi lá que Moisés ouviu uma voz, tirou as sandálias (resistências e apegos) e colocou-se ao serviço do povo oprimido (Ex 3, 10).  O reinado de Deus na vida de Moisés fez com que ele se tornasse solidário e líder do povo hebreu, marcado pela miséria e opressão. A luta pela liberdade é uma luta contra os próprios egoísmos.

Pilatos, frente a Jesus, cede aos seus interesses. Não pensou no bem do povo. Preferiu defender o seu poder e os seus privilégios. Rejeitou a liberdade, a verdade e a justiça. Rejeitou o verdadeiro rei. E, ele tinha sido avisado por sua esposa (Mt 27, 19).

Nas palavras de Jesus, - ‘meu reino não é deste mundo... Eu sou rei. Para isso nasci e para isto vim ao mundo: dar testemunho da verdade. Quem é da verdade escuta a minha voz” (Jo 18, 37) -,  descobrimos o verdadeiro significado do seu reinado, que se difere dos reinados humanos.

Jesus não é um rei de um mundo de medo, mentira e pecado. E sim um rei nobre por natureza, capaz de vencer sem destruir, fazendo do amor sua única arma. Escutar a sua verdade é acolher o amor, o reino de Deus.

Inserida por: Admin fonte:  Pe. Divo de Conto


Cadastre seu e-mail:
Cadastrar Remover
 
Igrejas Irmãs
Biodiversidade
Como participar?
Centro Nacional de Documentação da Amazônia
mais fóruns
 
 
 
Desenvolvimento
e Hospedagem