Conteúdo relacionado à Paróquia Bom Jesus do Migrante

Comissão avalia contibuições ao Estudo 107 da CNBB

Após três meses do lançamento do Estudo nº 107, “Cristãos leigos e leigas na Igreja e na sociedade”, lideranças participaram do 7º Seminário dos Bispos Referenciais da Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), para avaliar as  sugestões  ao texto e discutir os andamentos dos trabalhos da Comissão.

 O encontro, realizado de 28 a 30 de outubro, reuniu assessores, leigos e representantes de associações, movimentos e novas comunidades com o objetivo de recolher as contribuições enviadas pelas dioceses e regionais que refletiram sobre o Estudo 107.

O bispo de Caçador (SC) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato, dom Severino Clasen, explica que o texto foi bem aceito pelas comunidades que têm discutido sobre a dimensão do cristão leigo em assembleias diocesanas e paroquiais, formações, seminários. “Rebemos diversas propostas para melhorar o texto de estudo.

Na ocasião, os bispos e leigos também avaliaram os quatro anos de atividades da Comissão para o Laicato. Os resultados apontam amadurecimento e consolidação dos trabalhos voltados aos leigos na Igreja no Brasil. “Percebemos que houve evolução no diálogo da Comissão com diferentes instâncias como as novas comunidades, associações laicais, movimentos. Na avaliação, concluímos que devemos prosseguir neste entusiasmo e na unidade”, disse dom Severino.

Nova redação

Os trabalhos dos Seminário tiveram continuidade na reunião da Comissão para o Laicato, nesta sexta-feira, 31, na sede da CNBB, em Brasília. Membros da equipe de redação do texto sobre “Cristãos leigos e leigas na Igreja e na sociedade” dão encaminhamento às próximas etapas dos trabalhos. A proposta da Comissão é apresentar aos bispos uma redação ampliada e revisada do Estudo 107, na 53ª Assembleia Geral da Conferência, em Aparecida (SP), em abril de 2015. O objetivo é que o texto seja aprovado como documento da Igreja no Brasil.

O texto busca animar o laicato na compreensão de sua atuação como sujeitos eclesiais nas diversas realidades em que se encontram inseridos. A organização do material baseia-se no método ver-julgar-agir e divide-se em três capítulos: “O Mundo Atual: Esperanças e Angústias”, “O Sujeito eclesial: Cidadãos, Discípulos e Missionários”, e “A ação Transformadora na Igreja e no Mundo”. 

“Queremos, ainda, mobilizar a partir destas reflexões todo o laicato do Brasil para o Ano do Leigo, propondo a conscientização da missão dos leigos na Igreja e na sociedade, o papel dos conselhos laicais, formações e atuação”, explica dom Severino. (CNBB)

Edição N° XXVII – Novembro e Dezembro de 2014

Inspirados pelas palavras do Papa Francisco no encerramento do Sínodo Extraordinário dos Bispos para a Família, convidamos os leitores do Precursor Diocesano a acompanhar esta edição repleta de notícias da nossa Igreja, da nossa Diocese.

 

 

 

 

Você pode adquirir o Jornal Precursor Diocesano em sua paróquia. 

Atos do Governo Diocesano: Transferências e Nomeações

Nesta quinta-feira, 30 de outubro, na Cúria Diocesana, o bispo diocesano Dom Dirceu Vegini apresentou a lista com transferências e nomeações de alguns presbíteros da diocese.

A dinâmica que vem concluída agora com a publicação das transferências começa na escuta das realidades e suas necessidades, e na consulta direta aos presbíteros que podem manifestar a disponibilidade de assumir eventuais novas designações.

As nomeações dizem respeito ao trabalho de algumas cidades que compõem a Diocese e que é organizado em paróquias. Neste caso, três funções são as mais comuns: pároco ou administrador paroquial que é aquele que coordena uma paróquia sendo o primeiro responsável e a de vigários paroquiais que auxiliam diretamente os párocos, principalmente quando se tratam de paróquias com vasta extensão territorial.

O Papa Francisco na Exortação Apostólica “Evangelli Gaudium” nos fala das motivações para um renovado impulso missionário. Olhando para a nossa Diocese sabemos que as necessidades pastorais são imensas, mas temos consciência também que, com a graça de Deus e com o nosso trabalho, podemos formar comunidades dinâmicas e abertas para o anuncio do Evangelho, para o diálogo e a comunhão e para o serviço da justiça e da paz. Os irmãos e irmãs com espírito missionário são os instrumentos de Deus para realizar estes projetos.

Com o propósito de atender todas as necessidades pastorais da Diocese de Foz do Iguaçu, levando em conta às características das Paróquias, Comunidades, Coordenações Pastorais e Movimentos, comunicamos ao Povo de Deus as seguintes nomeações e transferências:

 

- Transferindo o Revmo. Pe. Maurício Camatti do Ofício de Vigário Paroquial da Paróquia Menino Jesus – Foz do Iguaçu – para o Ofício de Administrador Paroquial da Paróquia Nossa Senhora das Graças – Foz do Iguaçu.

 

- Transferindo o Revmo. Pe. João Disner do Ofício de Pároco da Paróquia Nossa Senhora das Graças – Foz do Iguaçu – para o Ofício de Pároco da Paróquia Santa Catarina de Alexandria – Vera Cruz do Oeste.

 

- Transferindo o Revmo. Pe. Osmar Caradore do Ofício de Administrador Paroquial da Paróquia Santa Catarina de Alexandria – Vera Cruz – para o Ofício de Pároco da Paróquia São Pedro – Foz do Iguaçu.

 

- Transferindo o Revmo. Pe. Antonino Mantovani do Ofício de Pároco da Paróquia Santo Antônio – Santa Helena – para o Ofício de Vigário Paroquial da Paróquia Nossa Sra. Medianeira de Todas as Graças – Medianeira.

 

- Transferindo o Revmo. Pe. Fábio Augusto Welter do Ofício de Pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, Diamante D’Oeste, para o Ofício de Pároco da Paróquia Santo Antônio – Santa Helena.

 

- Transferindo o Revmo. Pe. Leandro Blasius do Ofício de Vigário Paroquial da Paróquia Nossa Sra. Medianeira de Todas as Graças – Medianeira – para o Ofício de Administrador Paroquial da Paróquia Nossa Sra. Aparecida – Itaipulândia.

 

 

- Transferindo o Revmo. Pe. Moacir Rodrigues Biscaia do Ofício de Administrador Paroquial da Paróquia Nossa Senhora Aparecida – Itaipulândia – para o Ofício de Administrador Paroquial da Paróquia Nossa Senhora Aparecida – Diamante D’Oeste.

Programação das Missas de Ano Novo na Catedral e Paróquias da Diocese.

Programação das Missas de Ano Novo na Catedral e Paróquias da Diocese.

 

 

·        Catedral Nossa Sra. de Guadalupe

- Dia 31/12 às 20h00 Solenidade de Maria Mãe de Deus (Dom Dirceu Vegini)

- Dia 01/01/2014 às 10h00 Santa Missa (Dom Dirceu Vegini)

 

 

·        Paróquia Nossa Sra. de Fátima (Três Bandeiras )

- Dia 31/12 às 20:00h

- Dia 01/01/2014 às 09:00h

 

 

·        Paróquia São Pedro (Três Lagoas )

- Dia 31/12 às 21:30h

- Dia 01/01 às 08:00h

 

 

·        Paróquia São Francisco de Assis (Morumbi)

- Dia 31/12 às 20h

 

 

·        Paróquia Menino Jesus (Cj. Libra)

- Dia 31/12 às 20h30min

- Dia 01/01/14 às 09h30min

 

 

·        Paróquia Nossa Sra. Saúde (Portal da Foz)

- Dia 26/12 (Dom Dirceu) às 20:00h

 

 

·        Paróquia Anunciação do Senhor (Jd. São Paulo)

- Dia 31/12/2013 às  20:00h

- Dia 01/01/2014 às  20:00h

 

 

·        Paróquia São Paulo Apóstolo (Vila Maracanã)

- Dia 31/12 às 19h00

- Dia 01/01/2014 às 10h00

 

 

·        Paróquia Nossa Senhora da Luz (Vila C)

- Dia 31/12 às 21h00

- Dia 01/01 às 09h00

 

 

·        Paróquia São João Batista (centro)

- Dia 31/12 às 20h00

- Dia 01/01 às 19h00

 

 

·        Paróquia Espírito Santo e N. Sra. Aparecida (Porto Meira)

- Dia Missa 31/12 às 20h

- Dia Missa 01/01 às 8h

 

 

·        Paróquia Nossa Sra. do Perpétuo Socorro (Vila Yolanda)

- Dia 31/12 ás19h:30
- Dia 01/01 às 15h:00 e 19h:30

 

 

·        Paróquia Bom Jesus do Migrante (Vila Portes)

- Dia 31/12 Comunidade Nossa Senhora de Fátima (Jd. Central), às 20h.

- Dia 01/01/2014 Comunidade Santa Terezinha (Jd. Festugato), às 20h.

 

 

·        Paróquia Santa Catarina – Vera Cruz do Oeste

- Dia 31/12 às 21h

- Dia 01/01/2014 às 08:30h

 

 

·        Paróquia N. Sra. Aparecida – Diamante do Oeste

- Dia 31/12 às 21:00H

- Dia 01/01/2014 às 08:30H

 

 

·        Paróquia São Miguel – São Miguel do Iguaçu

- Dia 31/12 às 20:00 h

- Dia 01/01/2014  às 20:00 h

 

 

·        Paróquia N. Sra. Medianeira de Todas as Graças – Medianeira

- Dia 31/12 às 20h

- Dia 01/01/2014  às 07h30

 

 

·        Paróquia N. Sra. Aparecida – Itaipulândia

- Dia 31/12 às 21h30 na Grande Imagem.

- Dia 01/01/2014 às 08h30

 

 

·        Paróquia N. Sra. Da Conceição – Missal

- Dia 31/12 às 20h

- Dia 01/01/2014 às 08h

 

 

 

 

 

Reitor do Seminário e Dom Dirceu acolhe seminaristas para 2014

Neste sábado, dia 23, o Seminário Diocesano Nossa Senhora de Guadalupe promoveu o encontro dos novos seminaristas (2014) e familiares, com os seminaristas que já estão no processo formativo. Na ocasião, além do convívio entre os seminaristas, bispo, reitor e familiares, houve também um momento de encontro, onde pôde ser apresentado o sentido da vocação, do seguimento ao Senhor, e da fidelidade ao chamado. 

 

Após a celebração eucarística, o bispo diocesano, os seminaristas e seus familiares, juntamente com o reitor, Pe. Marcio, confraternizaram em um almoço.

Veja Fotos

Programação para o Encerramento do Ano da Fé

Na conclusão do Ano da Fé, renovamos a maturidade da fé cristã de católicos discípulos missionários. Queremos ser sinais do Amor de deus ao mundo!

 

         O Ano da Fé termina, mas para cada cristão continua o compromisso de responder diariamente ao Senhor Jesus que convida a ser seus discípulos, envia ao mundo para anunciar o Evangelho e para dar testemunho com a vida a alegria da fé!

 

Para tanto foi preparada, na Catedral Diocesana Nossa Senhora de Guadalupe, uma programação para o dia 24 e novembro, Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo Rei do Universo e encerramento do Ano da Fé. Participe, renove e fortaleça a fé!

 

CATEDRAL DIOCESANA

NOSSA SENHORA DE GUADALUPE

 

Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo Rei do Universo

 

Encerramento do Ano da Fé

 

PROGRAMAÇÃO

 

08h00 – Santa Missa

 

10h00 – Santa Missa

 

15h00 – Terço Meditado

 

17h00 – Adoração ao Santíssimo

 

 

19h00 – Santa Missa da Solenidade de Cristo Rei e de Encerramento do Ano da Fé com Dom Dirceu Vegini – Bispo Diocesano.

Dia de Finados é dia de esperança. A oração de Francisco na Cripta Vaticana

Neste dia de Finados, o Papa Francisco preside no final da tarde, às 18h (hora local), a um momento de oração na Cripta Vaticana, em forma estritamente privada, pelos Sumos Pontífices mortos.

Não é a primeira vez que o Santo Padre visita a Cripta. Em 1º de abril passado, segunda-feira de Páscoa, Francisco rezou diante dos túmulos dos Papas do século passado que ali se encontram: Bento XV, Pio XI, Pio XII, Paulo VI e João Paulo I.

Na vigília da celebração dos fiéis defuntos, o Pontífice celebrou a santa missa na entrada do Cemitério do Verano (principal necrópole de Roma).

Na homilia, Francisco recordou que o Dia de Finados e a Solenidade de Todos os Santos são dias de esperança, pois “os nossos irmãos e as nossas irmãs que nos precederam nesta vida, encontram-se hoje na presença do Senhor pela graça de Jesus Cristo”.

Ao término da celebração, houve um momento de oração pelos fiéis defuntos, com a bênção dos túmulos. O Santo Padre rezou “de modo especial por estes nossos irmãos e irmãs que nestes dias morreram buscando uma libertação, uma vida mais digna.”

Na segunda-feira, dia 4, o Papa Francisco preside no Altar na Cátedra na Basílica Vaticana à Santa Missa em sufrágio dos Cardeais e Bispos mortos no decorrer do último ano.“Vimos as fotografias, a crueldade do deserto, vimos o mar onde muitos se afogaram. Rezemos por eles!” – exortou o Papa Francisco, referindo-se tanto aos mortos destes dias no deserto do Níger, quanto às contínuas mortes no Mediterrâneo.

Rádio Vaticano

Agradecimento – Assembleia Diocesana de Pastoral

“Evangelizar, a partir de Jesus Cristo e na força do Espírito Santo, como Igreja discípula, missionária e profética, alimentada pela Palavra de Deus e pela Eucaristia, à Luz da evangélica opção preferencial pelos pobres, na Renovação Paroquial rumo ao Reino definitivo.”

Este é o objetivo geral do nosso Plano Diocesano da Ação Evangelizadora e avançamos ainda mais no seu cumprimento, ao avaliarmos e conversarmos sobre as atividades desenvolvidas em nossas comunidades, pastorais e movimentos no decorrer deste ano, na Assembleia Diocesana de Pastoral, que ocorreu, hoje, 26 de outubro, na Casa de Encontros Shalon – Dom Olívio.

Pudemos nos reunir, guiados pelo Espírito Santo, e vimos que muito já foi feito em nossa caminhada de comunidade de comunidades, mais ainda há tanto a fazer para conseguirmos paróquias renovadas, na Nova Evangelização.

Agradeço a todos os que se envolveram na preparação desta Assembleia. Aos padres responsáveis pela Ação Evangelizadora, Pe. Ademar, que conduziu todos os trabalhos do dia, Pe. Márcio, que junto ao seminarista Mauríco Camatti e a leiga consagrada Severiana Farina, esteve responsável pela secretaria e Pe. Anderson. Também agradeço o trabalho e empenho da Vanice, secretária do Centro de Pastoral e ao Everton e a Lourdes, funcionários da Cúria Diocesana. À Equipe do Movimento de Casais Lareira, que foi responsável pela cozinha, à Equipe Diocesana de Liturgia e dos Servidores do Altar, ao Allisson, a Elke e a Micheli, responsáveis pela Santa Missa e oração agradeço a dedicação e zelo.

Além disso, obrigado a todos os presbíteros, seminaristas, religiosos, religiosas e leigos que estiveram presentes hoje na nossa Assembleia, e ainda mais, que se dedicaram aos trabalhos pastorais e paroquiais no decorrer deste ano. Que todos os que foram nomeados e confirmados em suas funções de coordenação e assessoria busquem trabalhar na unidade, lembrando sempre de que formamos uma só Igreja, que “há diversidade de dons, mas um só Espírito” (I Cor 12,4)

Permaneçamos fiéis Aquele que nos chama a cada dia para o serviço da Messe. Que Cristo, o Bom Pastor, nos guie segundo a sua vontade e faça de nós perseverantes, para que sejamos uma Figueira que dê bons frutos. Que Dom Olívio, profeta dos Grupos de Família, que esta casa, a partir de agora, leva o nome, interceda por nós para não deixarmos apagar em nossa diocese a chama do Profetismo. Contando com a intercessão de São João Batista e da Santíssima Virgem Maria, sigamos unidos no Espírito Santo, nos configurando ao Cristo, Sumo e Eterno Sacerdote.

A todos a minha bênção.

 

Dom Dirceu Vegini

 

Bispo Diocesano

Conselho Diocesano da Ação Evangelizadora

Realizou-se hoje pela manhã, na Paróquia São João Batista a segunda reunião do Conselho Diocesano da Ação Evangelizadora do ano de 2013.

 

Estavam presentes o Bispo Diocesano, o coordenador da ação evangelizadora, sacerdotes, membros da equipe ampliada de pastoral e representantes das comissões pastorais. A reunião foi iniciada com a oração conduzida por Dom Dirceu, que proclamou o Evangelho do dia e comentou-o, pedindo que todos se abram a ação do Espírito Santo que conduz a Igreja e novamente em Pentecostes é enviado a cada um, impulsionando ao fiel e verdadeiro testemunho.

 

Ao conselho, apresentou-se um histórico da pastoral da catequese da diocese e abordou-se a necessidade de realizar um material próprio, segundo as realidades desta igreja Particular, e padronizar e sistematizar as etapas formativas em todas as paróquias, para que a catequese seja eficaz em todos os seus âmbitos. Também tratou-se sobre a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos e sobre o subsídio para a Celebração da Palavra na diocese. Após a reunião todos participaram do almoço servido pela paróquia.

Pastoral Familiar realiza encontro diocesano

Aconteceu no último sábado (09/03), em Foz do Iguaçu, o encontro PÓS MATRIMONIAL, cujo tema foi Família e Fé! A transmissão da fé e os valores cristãos na família. Apresentados por André e Ritinha da Pastoral Familiar. Além dos casais das várias paróquias da diocese, o encontro contou com a presença e participação do Pe. Fábio Welter – Coordenador Diocesano da Ação Evangelizadora, Pe. Ademar  Lins e o seminarista Lidio José Stachelski.

Edição N° VII – Novembro / Dezembro de 2012

 

Diocese celebra a ordenação sacerdotal do então Diácono Leandro Blasisus, em entrevista ao Precursor Diocesano o sacerdote neo ordenado fala um pouco do seu chamado a vocação religiosa. No editorial, Pe. Fabio A. Welter, coordenador da Ação Evangelizadora, aborda o tema: Assembleia Diocesana, “Eis que chegou o tempo de refletirmos sobre a caminhada da diocese” são suas palavras para motivar a participação do Bispo, padres, coordenadores diocesanos das pastorais e movimentos na Assembleia.  Também se aproxima o Natal de Jesus Cristo, o tema da Campanha do Natal 2012 é: “Natal com Jesus é Celebrar Juventude Saudável”.  Foz do Iguaçu recebe nova Paróquia, saiba por que a Capela N. Sra. das Graças do bairro Jardim Ipê a partir de dezembro será Paróquia, Em fatos e eventos veja o que aconteceu na Diocese nos últimos 2 meses, essa e outras notícias estão lhe aguardando nesta edição do Precursor Diocesano.

Visualizar o Jornal “Precursor Diocesano” edição novembro e dezembro de 2012

Bom Jesus do Migrante

Rua das Missões, 1033 – Jardim América

CEP: 85864-188

Foz do Iguaçu – PR

Fone: (45) 3028-6500

E-mail: paroquia.bjm@hotmail.com

Pároco: Pe. Joel Ferrari, CS

Vigário Paroquial: Pe. Evandro Antônio Cavalli, CS

 

 

HORÁRIO DE MISSAS

ATUALIZANDO

 

 

 

Bom Jesus do Migrante

Rua das Missões, 1033 – Jardim América

CEP: 85864-188

Foz do Iguaçu – PR

Fone: (45) 3028-6500

E-mail: paroquia.bjm@hotmail.com

Pároco: Pe.  Albino Mattei, CS

Vigário Paroquial: Pe. Evandro Antônio Cavalli, CS

 

HORÁRIO DE MISSAS